top of page
Âncora 1

PASSOS PARA O COMBATE AO AEDES AEGYPTI

Estudantes relatam experiências vivenciadas em projeto-piloto de combate ao Aedes aegypti

Os estudantes do 7º. ano do Colégio Estadual Tereza Helena Mata Pires narram suas vivências no projeto-piloto Programa Ciência na Escola: Aedes aegypti em debate, que teve sua culminância no dia 24 de fevereiro de 2016. O objetivo do projeto foi o de envolver a comunidade escolar e toda a população do alto do Cabrito no combate ao mosquito Aedes aegypti.

ESTUDANTES SAEM ÀS RUAS PARA MOBILIZAR A POPULAÇÃO

Foto: Marina Silva/CORREIO

   A estudante Eloá Cruz conta que houve passeata, exposição de maquetes, palestra, visita ao Ônibus da Ciência e muito mais. Ela também dá a sua opinião sobre o evento e comenta sobre a sua participação: “Eu queria que houvesse mais eventos como esse porque eu gostei muito, fiz um cartaz com uma tabela dos sintomas do zika vírus, chikungunya e dengue. Participei da passeata na rua, que causou um pouco de transtorno para os carros e caminhões, mas, retirando isso, foi muito bom.”

  Isabela Pinheiro Lima expressa a sua vontade de ter sido entrevistada e sugere: “Gostei muito, mas poderia durar mais tempo, andar mais, falar mais sobre o zika vírus, a chikungunya, a dengue, etc.”

Emmanuel silva afirma que, com os cartazes, eles (os alunos) tentaram incentivar os moradores a se prevenirem. Ele conta que “O ônibus da ciência mostra

como o mosquito é enquanto larva e no que ele se transforma depois”.

   Em seus relatos, além de argumentarem sobre a importância do projeto de combate ao Aedes aegypti, os alunos demonstraram reconhecer a importância dos meios de comunicação para a sua divulgação. Muitos deles comentam sobre a presença dos jornalistas e expressam o desejo de terem sido entrevistados.

   A respeito das ações do projeto, Robertson Rodrigues opina: “Com a passeata acho que conseguimos alertar os moradores, os vizinhos sobre os perigos que esse pequeno mosquito, chamado Aedes aegypti, está causando. Eu sugiro que isso não pare, que a luta continue para combatermos esse mosquito que é transmissor de várias doenças.”. Esperamos que toda a população siga as lições dos estudantes e faça a sua parte para combater o Aedes aegypti

OPINIÃO

Campanha contra o mosquito

   Meu nome é Sérgio Sander e eu sou e sempre vou ser contra o Aedes aegypti. Todos nós devemos lutar contra esse mosquito, porque assim ele estará morto antes de nos picar.  

   Realmente, nós estávamos precisando dessa campanha educativa contra o Aedes aegypti, pois aprendemos e devemos ensinar como combatê-lo. Devemos levar para a vida inteira o que aprendemos sobre o mosquito e as doenças que ele causa.

   Precisamos continuar lutando contra os mosquitos porque eles podem ser mais do que mil, mas nós somos muito mais.

  Eu quero agradecer em primeiro lugar a minha mãe, por ter permitido que eu participasse da campanha, e também aos organizadores, professores e demais participantes dessa campanha educativa

   No dia 24 de fevereiro houve uma palestra no Colégio Estadual Tereza Helena Mata Pires sobre a importância da colaboração da comunidade no combate ao “vilão da raça humana da atualidade”.

   Graças ao projeto Ciência na Escola: Aedes aegypti em debate, tivemos os nossos pensamentos voltados à importância da nossa colaboração.

   O combate ao mosquito Aedes é uma preocupação de todos, pois são muitos os danos causados por ele. Por isso, é importantíssimo largarmos a comodidade e o pensamento individualista.

   Os casos das doenças causadas pelo Aedes estão aumentando e ele poderá causar danos ainda maiores a nós no futuro se não o combatermos.

Sérgio contempla sua foto

  “Quando olhei a minha foto na capa do jornal Correio, eu me senti muito alegre, pois entre tantas fotos tiradas no colégio – de professores e de meus colegas – escolheram justo a minha.”

Aedes aegypti: uma preocupação de todos

(Weslley de Souza, 9º. A, matutino)

Weslley é entrevistado por jornalista da ASCOM

PEÇA PUBLICITÁRIA

mosquito está muito mais perigoso

A dengue, chikungunya, zika vírus são doenças que, a cada dia mais, têm causado transtorno à humanidade. Por isso é preciso que nós, seres humanos, venhamos nos conscientizar e nos prevenir contra essas doenças, pois, dessa forma, estaremos fazendo bem para todos.

   Essas doenças têm como principais sintomas o exantema (erupção na pele) com coceira, febre baixa (ou ausência de febre), conjuntivite (olhos vermelhos sem secreção ou coceira), dor nas articulações, dor nos músculos e na cabeça.

   Para nos prevenirmos contra essas doenças é preciso: usar roupas com cores mais claras, limpar os tanques semanalmente e não deixa-los abertos, botar areia ao redor das plantas para não acumular água, etc.

      (EVELYN VALERIA SANTOS, BIANCA  SANTOS, INGRED MIRANDA E KAILANE JENIFER )

COLÉGIO ESTADUAL TEREZA HELENA MATA PIRES NO COMBATE AO AEDES AEGYPTI

GALERIA DE FOTOS

ESTUDANTE POSA AO LADO DO ÔNIBUS DA CIÊNCIA

ALUNOS PARTICIPAM DE PROJETO PROMOVIDO PELA PROFESSORA NILZA XAVIER

PESQUISADOR DA FIOCRUZ PROFERE PALESTRA PARA A COMUNIDADE ESCOLAR

ESTUDANTES LEEM MATÉRIA JORNALÍSTICA

SOBRE O PROJETO

ATENÇÃO

O evento ocorrido no Colégio Estadual Tereza Helena Mata Pires, no dia 24.02.16, teve ampla divulgação nos mais diversos meios de comunicação. Na internet, o site de busca Google indica muitas matérias sobre o assunto. A ASCOM publicou, no site da Secretaria de Educação do Estado da Bahia, matéria elucidativa sobre o assunto, com uma interessante galeria de fotos. Vale a pena conferir!

PARTICIPE DA REDAÇÃO DO ITH CONTRIBUINDO COM TEXTOS DE SUA AUTORIA!

PROJETO LER E RE(CRIAR) O MUNDO:

       I CONCURSO DE REDAÇÃO DO

          IMPRESSO TEREZA HELENA

       O Impresso Tereza Helena está lançando o projeto LER E (RE)CRIAR O MUNDO. O objetivo desse projeto é o de promover a leitura de textos de interesse dos alunos, que tratem sobre temas de relevância social, assim como a produção de gêneros textuais diversos. Para começar, lançamos o I CONCURSO DE REDAÇÃO, cujo regulamento segue abaixo:

REGULAMENTO DO I CONCURSO DE REDAÇÃO DO IMPRESSO TEREZA HELENA

1. Poderá participar deste concurso qualquer aluno que esteja cursando o II Ciclo do Ensino Fundamental (6º. ao 9º. anos).

2. O candidato deverá atender à PROPOSTA DE REDAÇÃO.

3. Os textos serão avaliados por uma banca examinadora formada por três professores de Língua Portuguesa.

3. O candidato que alcançar o primeiro lugar ganhará um livro no valor de R$ 40,00.

4. O candidato que alcançar o segundo lugar ganhará um livro no valor de R$ 30,00.

5. Os textos vencedores serão publicados no Impresso Tereza Helena.

6. Os textos participantes poderão vir a ser utilizados em outras publicações com fins didático-pedagógicos.

7. A avaliação dos textos contemplará os critérios enumerados no item 8.

 

8. CRITÉRIOS PARA A AVALIAÇÃO DA REDAÇÃO

 

a) Domínio da norma culta da língua;

b) Abordagem do tema e domínio do texto dissertativo-argumentativo;

c) Seleção e organização das informações, fatos e opiniões sobre o tema;

d) Uso dos mecanismos linguísticos de coesão e coerência textuais;

e) A apresentação de uma proposta de intervenção (solução) para o problema discutido.

 

9. Todos os textos serão corrigidos. Esta é, portanto, uma ótima oportunidade de aprender a escrever redações.

10. O texto deverá ter entre 20 (vinte) e 30 (trinta) linhas.

10. Não serão consideradas cópias parciais ou integrais.

11. As redações deverão ser depositadas na caixa do Impresso Tereza Helena até o dia 29 de abril de 2016.

Orientações:

I. Pesquise e leia mais sobre o assunto para tornar seus argumentos mais consistentes;

II. Utilize a norma culta da língua portuguesa;

III. Pesquise sobre as características do texto dissertativo-argumentativo;

IV. Em caso de dúvida, consulte sua professora de Língua Portuguesa.

PROPOSTA DE REDAÇÃO

LUZ, CÂMERA E... AÇÃO!

Filmes e jogos aprovados pela nossa equipe que sugerimos para vocês.

FILMES E ANIMAÇÕES

Kingsman Serviço Secreto

Harry, Jack e Bruce trabalham na Kingsman, uma empresa qualquer de todos os tipos de ternos. Mas a

Kingsman não é só uma empresa de ternos. Também é uma QG de superagentes. Um deles, o Bruce, tem um filho chamado Eggsy, que só tem sete anos. Harry viaja para o Paquistão em busca de um terrorista chamado Baixir. Na hora em que Harry o encontra, fazem um monte de perguntas, mas descobrem que o corpo dele tem uma bomba. Bruce se sacrifica e

Eggsy procura vingança.

Gênero: Ação, aventura.

Classificação: 12 anos

(Diogo Oliveira da Silva, 7º. A, matutino)

Hotel Transilvânia

Depois de a esposa do Conde Drácula

ter sido morta pelos humanos, ele tem o dever de cuidar de sua filha. Para protegê-la, ele constrói um hotel, que a mantém segura e longe dos seres humanos. No seu aniversário de 118 anos ela resolve sair, mas se apaixona por um humano

(Kailane Jenifer Ramos, 7º. A, matutino)

JOGOS

Habbo Hotel

É um jogo virtual em que você cria seu personagem e pode criar quartos e sair para festas. De 40 em 40

minutos você ganha moedas, duckets – tipo ficha e diamante. O jogo é vip e o dinheiro é como se fosse infinito. Você pode criar vários quartos, pode criar restaurante, casa para morar, fazenda, hospital, etc. o jogo é bom e recomendo para vocês jogarem e darem a nota de vocês.

CrossFire é um jogo online que você pode jogar com seus amigos

CrossFire

e pessoas de todas as partes do mundo. Crosfire oferece Exploração, Diversão e Conquista. No Crosfire há vários modos de jogos: Modo Zumbi, Grupo Clássico, S.D.A em grupo, Individual e Carreira Solo. Você pode ter sua classificação entre: Bronze, Prata, Ouro, Platina, Esmeralda Diamante e King.

(Ingred dos Santos Miranda, 7º. A, matutino)

(Diogo Oliveira da Silva, 7º. A, matutino)

Leia, com atenção, os textos abaixo. Em seguida, elabore sua redação.

TEXTO I

Brotas, Liberdade e Subúrbio são áreas com maior infestação de Aedes aegypti

Brotas, Liberdade e Subúrbio Ferroviário são os distritos com maiores índices de infestação predial do mosquito Aedes aegypti e registros de casos de zika vírus em Salvador. O alerta foi feito (...) pelo subcoordenador da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Ênio Soares (...).

TEXTO II

Ministro da Saúde inicia mobilização contra o Aedes aegypti no Ceará

  De acordo com o ministro, “(...)  A única forma que temos de controlar essa epidemia é destruindo todos os potenciais criadouros do mosquito. Dois terços dos criadouros estão dentro das residências. Por isso, precisamos que toda a sociedade se mobilize. Caso contrário, não vamos ter sucesso”, ressaltou (...).

TEXTO III

Estudantes do Subúrbio mobilizam comunidade contra Aedes aegypti

(...)  Germano Luis Santana é pai de Julia Lima de Santana, aluna do 6° ano, e fez questão de participar da mobilização. “Esta campanha é muito importante para a minha família e para todos. Estou aqui para ajudar no que for preciso para combater esse mosquito que cada dia está crescendo e nós precisamos crescer mais do que ele, através da união de nossas forças”. Ele informou que já teve zika e uma de suas filhas, a dengue.

TEXTO IV

TEXTO V

Com base nos textos motivadores e nas suas leituras, escreva um texto dissertativo-argumentativo em que você defenda um ponto de vista sobre o tema:

É NECESSÁRIO QUE TODA A POPULAÇÃO DO SUBÚRBIO DE SALVADOR COMBATA O MOSQUITO AEDES AEGYPTI.

Informativo do Colégio Teresa Helena Mata Pires | Alto do Cabrito

              Salvador – Bahia | março de 2016 | Nº 006

(Sérgio Sander, 8º. B, matutino)

JORNAL IMPRESSO TEREZA HELENA | MARÇO / 2016

JORNAL IMPRESSO TEREZA HELENA | MARÇO / 2016

JORNAL IMPRESSO TEREZA HELENA | MARÇO / 2016

JORNAL IMPRESSO TEREZA HELENA | MARÇO / 2016

JORNAL IMPRESSO TEREZA HELENA | MARÇO / 2016

2017@ Site criado por : Jeferson Ramos, feito na wix.

bottom of page