top of page
Âncora 1

O CONSUMO CONSCIENTE DA ENERGIA ELÉTRICA

Alunos escrevem sobre a necessidade de consumir conscientemente a energia elétrica.

                                               O uso consciente da energia elétrica

 

    A humanidade tem contado com grandes avanços tecnológicos. Muitos deles deram-se graças à utilização de energia. Praticamente é impossível sobreviver sem ela, pois, muitas vezes, ciências para a sociedade estão ligadas a energia. Contudo, sem o uso consciente, poderá acontecer um possível término desse bem tão precioso.

   Existem, atualmente, diversos projetos que trazem à tona a importância de usar a energia conscientemente. Todavia, a sociedade tem se prendido ao conceito de que suas campanhas não são necessárias e que o consumo consciente pode ser deixado para depois.      Falta nas pessoas o raciocínio de que o desperdício de energia poderá voltar contra o próprio consumidor, com preços na conta dobrados devido ao alto fornecimento.

   O fornecimento de energia tem alcançado números assustadores, fazendo com que os produtores adotem meios não muito agradáveis para o consumidor. O consumo demasiado é prejudicial para a natureza, pois a principal maneira de gerar energia é com água, resultando em certa escassez desse recurso hídrico do planeta.

   Existe a necessidade de o consumidor observar seu consumo e esforçar-se para economizar, pois seu esforço produzido retornará em uma harmonia significativa. Contudo, não haverá grande diferença se apenas uma pequena parte da sociedade levantar-se contra o desperdício.

   É preciso haver mobilizações de todo um grupo para que haja avanços significativos para a preservação da natureza, mas também da economia do consumidor. Afinal, se isso não for alcançado, os possíveis métodos para suprir as necessidades de energia passam a ser muito caros, fazendo com que aquele que consome tenha que desembolsar grandes valores.

                                                                                                             

                                                                                        (Wesley de Sousa Bento – 9º. ano)

                                                                                Minha infância

                         Minha mãe estava me esperando e todos estavam ansiosos com a minha chegada. Foram                   nove meses de espera. Quando ficaram sabendo que eu era uma menina foi aquela agonia                       para saber que nome me dariam. Quem escolheu meu nome foi minha mãe e minha irmã. Eu nasci na maternidade daqui do Bairro, Maternidade Mãe Maria.

   Quando cheguei em casa, precisava ver a cara do meu pai. Todo bobo, parecendo até que eu era a primeira filha. Eu gostei, pois fiquei sendo a caçula. Não posso me esquecer de dizer que meu nome significa “aquela que gosta de viver”.

   Eu era uma criança tranquila, dormia muito, só chorava quando estava com fome. Até hoje quando a fome aperta procuro logo forrar minha barriga.

Com oito meses, já engatinhava, com um ano já estava andando e com três anos já estava na escola. Essa é a história de minha infância.

RELATO DE MEMÓRIA

                                         A importância da economia de energia

 

   A importância do consumo consciente de energia é algo que vem preocupando a humanidade, principalmente em relação ao meio ambiente e ao consumidor. A cada dia que passa, a humanidade vem consumindo muito mais do que a natureza pode suprir, causando preocupação alarmante em relação ao consumidor e ao meio ambiente.

   Em muitos países a geração de energia vem sendo utilizada exageradamente, aumentando o consumo e levando a geração de energia altamente perigosa ao meio ambiente. Por isso, em um futuro não tão distante, a humanidade terá uma energia cara e insuficiente para suprir todas as necessidades humanas.

   O consumo descontrolado da energia pode gerar prejuízos ao consumidor e impactos ambientais severos, dependendo do tipo de energia gerada no país, como a hidrelétrica, que pode causar danos à fauna e à flora, gerar transmissões de doenças e causar a extinção de espécies marinhas.

   Contudo, se o governo investisse em programas de conscientização e mostrasse ao público a importância da energia, com a intenção de informar a maioria da população sobre o que é a energia, e cidadãos reavaliassem o comportamento e modos de consumo, a humanidade teria um mundo mais equilibrado com menos desperdício e desgaste do meio ambiente.

 

                                                                                                                           (Jeferson Ramos – 9º ano)

(Kailane Jênifer Ramos – 6º ano)

    Alguns estudantes do Colégio Estadual Tereza Helena Mata Pires escreveram relatos sobre a visita à XIII Feira de Ciência e Tecnologia. Os textos mostram que é possível organizar, por meio da escrita, as experiências vividas. Com isso, quem escreve pode refletir sobre essas experiências e compartilhá-las com outras pessoas. A escrita e a leitura dos relatos permitem a ampliação da construção de conhecimentos propiciada pelo Programa Ciência na Escola por meio dessa visita

“Não, não é fácil escrever. É duro como quebrar rochas. Mas voam faíscas e lascas como aços espelhados.” (Clarice Lispector)

VISITA À XIII FEIRA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA:

    Relato sobre a visita ao Senai/Cimatec

 

  No dia 21 de outubro, eu e os alunos do Colégio Estadual Tereza Helena Mata Pires fomos à XIII de Ciência e Tecnologia, no SENAI/CIMATEC, um lugar que põe à mostra várias coisas interessantes e legais. Eu diverti-me muito, amei e quero voltar lá mais vezes.

  Vi instrumentos feitos de papel e raios-X velhos, que faziam som parecido com o de instrumentos originais. Aprendi como é feito o chocolate com puro cacau. Mesmo sendo um pouco amargo e um pouco ruim, gostei muito da experiência. Também aprendi a como evitar um incêndio e como é um corpo humano quando se encontra em estado grave.

  Entrei em um congelador gigante, muito gelado. Tive uma aula dentro desse congelador com o professor João Augusto. Também passei por um stand e aprendi como é feito o café para chegar até o seu cheiro normal.

  Brinquei no elevador, cantei, dei muita risada também, coloquei uns óculos de ultra realidade em uma cena de dinossauro. Me deu um grande medo. Parecia que eu estava vivendo aquela cena de verdade.

  Eu e meus colegas saímos do SENAI/CIMATC às 4h37min. No ônibus, a caminho de casa, recebemos um lanche, comemos, cantamos, brincamos, demos risadas. Enfim, agradeço à Professora Mércia, à Diretora Maria das Dores e a Vice-Diretora Bergnan por terem preparado esse passeio tão bom e divertido ao SENAI/CIMATEC. Pretendo voltar lá mais vezes com meus colegas

  Este é o meu relato sobre o passeio ao SENAI/CIMATEC.

RELATOS DE EXPERIÊNCIA

              Relembrando o passeio

 

  Eu me lembro que esse passeio escolar foi muito interessante porque lá aprendemos muitas coisas.

  Eu, por exemplo, entrei em uma geladeira ou freezer. Lá a temperatura ficou 20º C abaixo de zero. Eu também visitei um laboratório de mecânica onde pudemos ver onde eles fazem motores de carros e alguns desenhos de como eles os faziam.

  Tinha também um chocolate feito com flor de sal. Esse chocolate é horrível, mas o passeio foi muito bom e muito engraçado.

           (Alexandro França – 8º. ano)

(Luis Felipe – 6º. ano)

GALERIA DE FOTOS

                      Feira de Ciência e Tecnologia

 

  A visita à Feira de Ciência e Tecnologia foi um momento diferenciado, com aprendizado garantido. Caminhando entre stands, vendo, ouvindo as diversas explicações.             Assim foi esse momento. Um passeio fascinante do qual o tempo não foi um companheiro ideal por ter tanto para ver. Ficou curto, haja vista a disposição e diversidade de assuntos. Foi um tour estimulante, que continha dicas sobre assuntos de casa à interação com a robótica. Refrigeração, simulador de tsunami e uma estrutura física boa e bem localizada. Foi muito pertinente e instrutiva nossa participação nessa feira tecnológica.

 

(Jacilene C. Magalhães, mãe de Daniele C. Magalhães (6º. ano)

O IMPRESSO TEREZA HELENA DESEJA QUE TODOS TENHAM EXCELENTES FÉRIAS!

Wesley de Sousa Bento (9º. ano) é colaborador assíduo do Impresso Tereza Helena e de vários outros projetos do colégio. É um dos vencedores do II CONCURSO DE REDAÇÃO DO IMPRESSO TEREZA HELENA.

Informativo do Colégio Teresa Helena Mata Pires | Alto do Cabrito

                 Salvador – Bahia | Dezembro de 2016 | Nº 009

JORNAL IMPRESSO TEREZA HELENA | DEZEMBRO / 2016

JORNAL IMPRESSO TEREZA HELENA | DEZEMBRO / 2016

JORNAL IMPRESSO TEREZA HELENA | DEZEMBRO / 2016

2017@ Site criado por : Jeferson Ramos, feito na wix.

bottom of page