top of page
Âncora 1

Informativo do Colégio Teresa Helena Mata Pires | Alto do Cabrito

                   Salvador – Bahia | agosto de 2016 | Nº 008

O COMBATE AO MOSQUITO REQUER PREVENÇÃO

Aluna vencedora de concurso diz que a  população  do Subúrbio precisa se “prevenir para combater” o Aedes aegypti.

A aluna Ingred dos Santos Miranda, uma das vencedoras do I CONCURSO DE REDAÇÃO DO IMPRESSO TEREZA HELENA, alerta para a necessidade de que toda a população do Subúrbio de Salvador se previna contra o Aedes aegypti, haja vista os altos índices de infestação do mosquito nessa região. Ela e Flávia Silva Araújo, também vencedora do concurso, discorrem sobre as causas e consequências desse problema e apresentam propostas de intervenção. Para essas estudantes, o combate deve ser feito por meio da prevenção. Publicamos nesta edição as duas redações vencedoras (p. 1-2).

Prevenir para combater

   A população do Subúrbio de Salvador, onde é alto o índice de dengue, zika e chikungunya, precisa se prevenir mais contra o mosquito Aedes aegypti, principalmente evitando jogar lixo nas ruas. É comum encontrarmos por onde passamos copos, pratos, tampas de garrafas, etc. Esse tipo de lixo pode acumular água e se tornar criadouro de larvas.

  Em época de chuva os moradores do Subúrbio precisam se prevenir mais ainda, porque se vasilhames que acumulam água forem deixados ao alcance da chuva, os mosquitos podem depositar seus ovos, oferecendo perigo para todos.

  Na Avenida Suburbana, onde há muitas sucatas, é preciso que os governantes façam uma fiscalização, e os sucateiros devem tomar bastante cuidado com as peças de carros, como pneus, principalmente, que podem acumular água. No Subúrbio há também várias casas com tanques d’água nas lajes. Por isso é preciso que os moradores se certifiquem de que elas estão bem fechadas e fora do alcance do mosquito.

  As mulheres grávidas estão sofrendo com a zika porque os bebês estão correndo o risco de nascer com microcefalia. Para que seus filhos não nasçam com essa doença, elas precisam se prevenir muito mais que as outras pessoas.

  Algumas formas de nos prevenirmos contra o Aedes aegypti são: os reservatórios de água e os sacos de lixo devem ser mantidos bem fechados, a água parada não deve ser deixada nas lajes após a chuva, tampinhas de garrafas, copos, etc. não devem ser jogados na rua, pneus devem ser verificados e vasilhas que não serão mais utilizadas devem ser jogadas no lixo de maneira adequada para que não acumulem água. Dessa forma, estaremos nos prevenindo e combatendo o mosquito que nos causa tanto mal.

REDAÇÃO

Missão conscientizar

   A cada dia mais um problema afeta a sociedade brasileira e o seu nome é Aedes aegypti. Ele é o responsável pela infecção da dengue, da chikungunya e da zika. Por isso a sua proliferação desse precisa ser combatida.

   Os seus criadouros se podem encontrar em garrafas com água parada, em vasos de plantas, em pneus não mais utilizados e em poças de água. Deveríamos ter a consciência de que isso faz muito mal à população, a exemplo dos problemas que traz para os bebês ainda na sua formação e da dengue, que é uma doença perigosa.

   Por isso devemos tomar essa responsabilidade para a população e para o governo e “meter a mão na massa”, conscientizando o Brasil inteiro para que as pessoas não deixem acumular água. Sempre temos que nos prevenir, mesmo que nunca tenha acontecido conosco.

   Devemos tomar cuidados, como: em vez de deixar um pneu sem uso, podemos fazer algumas decorações; devemos esvaziar as garrafas e jogá-las fora ou reutilizá-las; sempre devemos tentar tirar as poças de água das ruas onde moramos. Se todos ajudassem nessas medidas, a proliferação do Aedes diminuiria até que ele acabasse.

(Flávia Silva Araújo – 9º. ano vespertino/Vencedora do I Concurso de Redação do Impresso Tereza Helena)

CARTAS DO LEITOR

   Em atividade de Língua Portuguesa promovida pela professora Lucidalva Rangel, alunos do 9º. ano escreveram cartas do leitor para o Impresso Tereza Helena. Em suas cartas, eles discutem sobre o assunto abordado na 7ª. edição do jornal: a aprovação de três alunos na seleção do IFBA deste ano. 

Caros estudantes aprovados no IFBA,

   Também somos alunos do Tereza Helena e vimos suas histórias e o sucesso que conseguiram alcançar. Confesso que achei muito interessante três alunos de escola pública se esforçarem muito para entrarem em uma das instituições educacionais mais disputadas da Bahia. Isso serve de lição de que devemos lutar por aquilo que queremos conquistar, que devemos nos unir com nossos colegas, com nossos professores, assim como é uma lição de que ter apoio da família é essencial para atingirmos nossas metas.

   Esses estudantes campeões merecem muitos elogios e palmas pelo excelente trabalho que fizeram e, é claro, merece elogios a professora pelo amor e vontade de dar aula e por demonstrar ser uma boa profissional.

   O que temos de tomar como lição para nosso futuro é que o estudo é fundamental para a nossa carreira, nossa vida, nossa socialização com as pessoas. Nós, alunos do Tereza, achamos que vocês são um exemplo a ser seguido. Boa sorte no IFBA

    Estamos muito contentes em saber que alunos do colégio Tereza Helena tiveram aprovação no IFBA. Estamos impressionadas com o interesse desses alunos, e com o esforço que eles fizeram para conseguir essas vagas. Isso é um exemplo que eles dão para a gente que estuda aqui. Um dos alunos expressou uma coisa muito importante: “Não podemos perder as origens”.

(Flávia, Caroline, Alessandra, Joice, Alana e Alecia – 9º. Ano vespertino)

(Roseli, Gabriela e Juliana – 9º. ano vespertino)

Somos também alunos do Tereza Helena e ficamos felizes com o sucesso e aprovação dos nossos colegas de escola. Isso, para mim, e, acredito, para outros colegas, é uma forma de nos orgulharmos deles. Até mesmo serve como inspiração o seu esforço. Isso nos faz acreditar que, com esforço e garra, podemos chegar onde quisermos e, claro, também com muito estudo.

Quero parabenizar vocês, aprovados, pelo esforço e garra e, principalmente, pelo orgulho que nos deram. Continuem assim, com esforço e garra, pois daqui para frente não será nada fácil. Mas, enfim, que vocês continuem fazendo muito sucesso e sendo inspiração para outros alunos.

(Ingred dos Santos – 9º. ano vespertino)

CARTA ABERTA À COELBA

   Os alunos do 7º. ano participaram de uma sequência didática de Língua Portuguesa voltada ao Projeto Energia que Transforma. Esse projeto é promovido pela Coelba, em parceria com o Programa Ciência na Escola. Em uma das atividades da sequência, os alunos escreveram cartas à Coelba, solicitando palestras sobre o tema.

Colégio Estadual Tereza Helena Mata Pires

Língua Portuguesa: Professora Mércia Abreu

Robertson Rodrigues – 7º. Ano, turma A

Assunto: Projeto Energia que Transforma

À Coelba

   Nós, alunos do Tereza Helena, estamos realizando um projeto no colégio sobre energia, com o tema Energia que Transforma.

   Mas, como estamos começando esse projeto agora, estamos com dúvidas, curiosidades e vontade de saber mais e mais sobre energia: “De que forma a energia pode ser utilizada com mais moderação?”; “De onde vem essa energia que utilizamos?”; “Como ela é mais usada?”; “O que a água tem a ver com a energia?”; “Por que devemos economizar a energia?” e outras perguntas e curiosidades.

   Mas só iríamos obter as respostas com a visita de um palestrante à escola ou a visita de alguns alunos do Tereza à base da Coelba. Então esse é o nosso pedido a vocês para que nos deixem conhecer mais e mais sobre a energia

Atenciosamente,

Robertson Rodrigues

Salvador, 29 de julho de 2016

Colégio Estadual Tereza Helena Mata Pires

Língua Portuguesa: Professora Mércia Abreu

Evelyn Valéria Santos – 7º. ano, turma A

Assunto: Projeto Energia que Transforma

Ao Grupo Neoenergia,

Prezado(a) Responsável pelo Museu da Energia,

   Nós, alunos do Tereza Helena, gostaríamos de fazer uma visita ao Museu da Energia, pois estamos participando de um projeto no colégio. Essa bela experiência com o Grupo Neoenergia seria ótima para nos conscientizarmos mais sobre a importância da energia em nossas moradias e escola. Se vocês puderem nos ajudar seria ótimo.

Agradecemos pela atenção,

Evelyn Valéria Santos

Salvador, 29 de julho de 2016

LUZ, CÂMERA E... AÇÃO!

Filmes aprovados pela nossa equipe que sugerimos para vocês.

Transformers: A Era da Extinção

   Alguns anos depois do confronto entre os Autobots e Decepticons, os robôs alienígenas começaram a desaparecer porque estavam sendo

caçados pelos humanos. Um homem chamado Cade encontra um caminhão e, ao tentar consertá-lo, descobre que ele é, na verdade, Optimus Prime, o líder dos Autobots. Ele e sua filha Tessa correm um grande perigo, pois as autoridades americanas tentam matá-los para capturar os Autobots

Viagem ao Centro da Terra: O Filme

   O geólogo Max desapareceu há dez anos durante uma viagem à Islândia. Seu irmão Trevor, que também é geólogo, começa a trabalhar e pesquisar depois de ganhar da esposa de Max um livro chamado Viagem ao Centro da Terra, cheio de anotações difíceis de decifrar. Trevor e seu sobrinho Sean viajam para descobrir mais coisas e provar que Max não estava louco. Na viagem, eles são acompanhados até a montanha onde Max desapareceu por uma guia chamada Rana. Ao entrarem em uma caverna eles passam por uma aventura até encontrarem o centro da terra.

(Ingred dos Santos Miranda - 7º. ano matutino)

(Ingred dos Santos Miranda - 7º. ano matutino)

A 5ª. Onda

A terra é atacada por alienígenas e, entre esses ataques, ocorrem cinco ondas de mortes diferentes. Na primeira onda de ataques, a terra perde toda a eletricidade. Na segunda onda, um tsunami mata 40% dos humanos. Na terceira onda, os pássaros pegam um tipo de vírus que acaba matando 97% dos humanos. Na quarta onda, os alienígenas se infiltram entre os humanos, espalhando uma dúvida. A quinta onda promete acabar de uma vez por todas com os humanos, mas um dos alienígenas acaba se apaixonando por uma adolescente chamada Cassie, que tem a missão de proteger o seu irmão mais novo.

Gênero: Ficção científica, aventura.

(Ingred dos Santos Miranda - 7º. ano matutino)

PROJETO LER E RE(CRIAR) O MUNDO:

    II CONCURSO DE REDAÇÃO DO

       IMPRESSO TEREZA HELENA*

PROPOSTA DE REDAÇÃO

Considerando os textos motivadores a seguir, escreva um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema:

O USO CONSCIENTE DA ENERGIA ELÉTRICA E SEUS BENEFÍCIOS PARA O BOLSO DO CONSUMIDOR

E PARA O MEIO AMBIENTE

TEXTO I

TEXTO II

TEXTO IV

TEXTO III

TEXTO V

Prezado(a) Senhor(a),

Informativo do Colégio Teresa Helena Mata Pires | Alto do Cabrito

                   Salvador – Bahia | agosto de 2016 | Nº 008

O COMBATE AO MOSQUITO REQUER PREVENÇÃO

Aluna vencedora de concurso diz que a  população  do Subúrbio precisa se “prevenir para combater” o Aedes aegypti.

A aluna Ingred dos Santos Miranda, uma das vencedoras do I CONCURSO DE REDAÇÃO DO IMPRESSO TEREZA HELENA, alerta para a necessidade de que toda a população do Subúrbio de Salvador se previna contra o Aedes aegypti, haja vista os altos índices de infestação do mosquito nessa região. Ela e Flávia Silva Araújo, também vencedora do concurso, discorrem sobre as causas e consequências desse problema e apresentam propostas de intervenção. Para essas estudantes, o combate deve ser feito por meio da prevenção. Publicamos nesta edição as duas redações vencedoras (p. 1-2).

Prevenir para combater

   A população do Subúrbio de Salvador, onde é alto o índice de dengue, zika e chikungunya, precisa se prevenir mais contra o mosquito Aedes aegypti, principalmente evitando jogar lixo nas ruas. É comum encontrarmos por onde passamos copos, pratos, tampas de garrafas, etc. Esse tipo de lixo pode acumular água e se tornar criadouro de larvas.

  Em época de chuva os moradores do Subúrbio precisam se prevenir mais ainda, porque se vasilhames que acumulam água forem deixados ao alcance da chuva, os mosquitos podem depositar seus ovos, oferecendo perigo para todos.

  Na Avenida Suburbana, onde há muitas sucatas, é preciso que os governantes façam uma fiscalização, e os sucateiros devem tomar bastante cuidado com as peças de carros, como pneus, principalmente, que podem acumular água. No Subúrbio há também várias casas com tanques d’água nas lajes. Por isso é preciso que os moradores se certifiquem de que elas estão bem fechadas e fora do alcance do mosquito.

  As mulheres grávidas estão sofrendo com a zika porque os bebês estão correndo o risco de nascer com microcefalia. Para que seus filhos não nasçam com essa doença, elas precisam se prevenir muito mais que as outras pessoas.

  Algumas formas de nos prevenirmos contra o Aedes aegypti são: os reservatórios de água e os sacos de lixo devem ser mantidos bem fechados, a água parada não deve ser deixada nas lajes após a chuva, tampinhas de garrafas, copos, etc. não devem ser jogados na rua, pneus devem ser verificados e vasilhas que não serão mais utilizadas devem ser jogadas no lixo de maneira adequada para que não acumulem água. Dessa forma, estaremos nos prevenindo e combatendo o mosquito que nos causa tanto mal.

REDAÇÃO

Missão conscientizar

   A cada dia mais um problema afeta a sociedade brasileira e o seu nome é Aedes aegypti. Ele é o responsável pela infecção da dengue, da chikungunya e da zika. Por isso a sua proliferação desse precisa ser combatida.

   Os seus criadouros se podem encontrar em garrafas com água parada, em vasos de plantas, em pneus não mais utilizados e em poças de água. Deveríamos ter a consciência de que isso faz muito mal à população, a exemplo dos problemas que traz para os bebês ainda na sua formação e da dengue, que é uma doença perigosa.

   Por isso devemos tomar essa responsabilidade para a população e para o governo e “meter a mão na massa”, conscientizando o Brasil inteiro para que as pessoas não deixem acumular água. Sempre temos que nos prevenir, mesmo que nunca tenha acontecido conosco.

   Devemos tomar cuidados, como: em vez de deixar um pneu sem uso, podemos fazer algumas decorações; devemos esvaziar as garrafas e jogá-las fora ou reutilizá-las; sempre devemos tentar tirar as poças de água das ruas onde moramos. Se todos ajudassem nessas medidas, a proliferação do Aedes diminuiria até que ele acabasse.

(Flávia Silva Araújo – 9º. ano vespertino/Vencedora do I Concurso de Redação do Impresso Tereza Helena)

CARTAS DO LEITOR

   Em atividade de Língua Portuguesa promovida pela professora Lucidalva Rangel, alunos do 9º. ano escreveram cartas do leitor para o Impresso Tereza Helena. Em suas cartas, eles discutem sobre o assunto abordado na 7ª. edição do jornal: a aprovação de três alunos na seleção do IFBA deste ano. 

Caros estudantes aprovados no IFBA,

   Também somos alunos do Tereza Helena e vimos suas histórias e o sucesso que conseguiram alcançar. Confesso que achei muito interessante três alunos de escola pública se esforçarem muito para entrarem em uma das instituições educacionais mais disputadas da Bahia. Isso serve de lição de que devemos lutar por aquilo que queremos conquistar, que devemos nos unir com nossos colegas, com nossos professores, assim como é uma lição de que ter apoio da família é essencial para atingirmos nossas metas.

   Esses estudantes campeões merecem muitos elogios e palmas pelo excelente trabalho que fizeram e, é claro, merece elogios a professora pelo amor e vontade de dar aula e por demonstrar ser uma boa profissional.

   O que temos de tomar como lição para nosso futuro é que o estudo é fundamental para a nossa carreira, nossa vida, nossa socialização com as pessoas. Nós, alunos do Tereza, achamos que vocês são um exemplo a ser seguido. Boa sorte no IFBA

    Estamos muito contentes em saber que alunos do colégio Tereza Helena tiveram aprovação no IFBA. Estamos impressionadas com o interesse desses alunos, e com o esforço que eles fizeram para conseguir essas vagas. Isso é um exemplo que eles dão para a gente que estuda aqui. Um dos alunos expressou uma coisa muito importante: “Não podemos perder as origens”.

(Flávia, Caroline, Alessandra, Joice, Alana e Alecia – 9º. Ano vespertino)

(Roseli, Gabriela e Juliana – 9º. ano vespertino)

Somos também alunos do Tereza Helena e ficamos felizes com o sucesso e aprovação dos nossos colegas de escola. Isso, para mim, e, acredito, para outros colegas, é uma forma de nos orgulharmos deles. Até mesmo serve como inspiração o seu esforço. Isso nos faz acreditar que, com esforço e garra, podemos chegar onde quisermos e, claro, também com muito estudo.

Quero parabenizar vocês, aprovados, pelo esforço e garra e, principalmente, pelo orgulho que nos deram. Continuem assim, com esforço e garra, pois daqui para frente não será nada fácil. Mas, enfim, que vocês continuem fazendo muito sucesso e sendo inspiração para outros alunos.

(Ingred dos Santos – 9º. ano vespertino)

CARTA ABERTA À COELBA

   Os alunos do 7º. ano participaram de uma sequência didática de Língua Portuguesa voltada ao Projeto Energia que Transforma. Esse projeto é promovido pela Coelba, em parceria com o Programa Ciência na Escola. Em uma das atividades da sequência, os alunos escreveram cartas à Coelba, solicitando palestras sobre o tema.

Colégio Estadual Tereza Helena Mata Pires

Língua Portuguesa: Professora Mércia Abreu

Robertson Rodrigues – 7º. Ano, turma A

Assunto: Projeto Energia que Transforma

À Coelba

   Nós, alunos do Tereza Helena, estamos realizando um projeto no colégio sobre energia, com o tema Energia que Transforma.

   Mas, como estamos começando esse projeto agora, estamos com dúvidas, curiosidades e vontade de saber mais e mais sobre energia: “De que forma a energia pode ser utilizada com mais moderação?”; “De onde vem essa energia que utilizamos?”; “Como ela é mais usada?”; “O que a água tem a ver com a energia?”; “Por que devemos economizar a energia?” e outras perguntas e curiosidades.

   Mas só iríamos obter as respostas com a visita de um palestrante à escola ou a visita de alguns alunos do Tereza à base da Coelba. Então esse é o nosso pedido a vocês para que nos deixem conhecer mais e mais sobre a energia

Atenciosamente,

Robertson Rodrigues

Salvador, 29 de julho de 2016

Colégio Estadual Tereza Helena Mata Pires

Língua Portuguesa: Professora Mércia Abreu

Evelyn Valéria Santos – 7º. ano, turma A

Assunto: Projeto Energia que Transforma

Ao Grupo Neoenergia,

Prezado(a) Responsável pelo Museu da Energia,

   Nós, alunos do Tereza Helena, gostaríamos de fazer uma visita ao Museu da Energia, pois estamos participando de um projeto no colégio. Essa bela experiência com o Grupo Neoenergia seria ótima para nos conscientizarmos mais sobre a importância da energia em nossas moradias e escola. Se vocês puderem nos ajudar seria ótimo.

Agradecemos pela atenção,

Evelyn Valéria Santos

Salvador, 29 de julho de 2016

LUZ, CÂMERA E... AÇÃO!

Filmes aprovados pela nossa equipe que sugerimos para vocês.

Transformers: A Era da Extinção

   Alguns anos depois do confronto entre os Autobots e Decepticons, os robôs alienígenas começaram a desaparecer porque estavam sendo

caçados pelos humanos. Um homem chamado Cade encontra um caminhão e, ao tentar consertá-lo, descobre que ele é, na verdade, Optimus Prime, o líder dos Autobots. Ele e sua filha Tessa correm um grande perigo, pois as autoridades americanas tentam matá-los para capturar os Autobots

Viagem ao Centro da Terra: O Filme

   O geólogo Max desapareceu há dez anos durante uma viagem à Islândia. Seu irmão Trevor, que também é geólogo, começa a trabalhar e pesquisar depois de ganhar da esposa de Max um livro chamado Viagem ao Centro da Terra, cheio de anotações difíceis de decifrar. Trevor e seu sobrinho Sean viajam para descobrir mais coisas e provar que Max não estava louco. Na viagem, eles são acompanhados até a montanha onde Max desapareceu por uma guia chamada Rana. Ao entrarem em uma caverna eles passam por uma aventura até encontrarem o centro da terra.

(Ingred dos Santos Miranda - 7º. ano matutino)

(Ingred dos Santos Miranda - 7º. ano matutino)

A 5ª. Onda

A terra é atacada por alienígenas e, entre esses ataques, ocorrem cinco ondas de mortes diferentes. Na primeira onda de ataques, a terra perde toda a eletricidade. Na segunda onda, um tsunami mata 40% dos humanos. Na terceira onda, os pássaros pegam um tipo de vírus que acaba matando 97% dos humanos. Na quarta onda, os alienígenas se infiltram entre os humanos, espalhando uma dúvida. A quinta onda promete acabar de uma vez por todas com os humanos, mas um dos alienígenas acaba se apaixonando por uma adolescente chamada Cassie, que tem a missão de proteger o seu irmão mais novo.

Gênero: Ficção científica, aventura.

(Ingred dos Santos Miranda - 7º. ano matutino)

PROJETO LER E RE(CRIAR) O MUNDO:

    II CONCURSO DE REDAÇÃO DO

       IMPRESSO TEREZA HELENA*

PROPOSTA DE REDAÇÃO

Considerando os textos motivadores a seguir, escreva um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema:

O USO CONSCIENTE DA ENERGIA ELÉTRICA E SEUS BENEFÍCIOS PARA O BOLSO DO CONSUMIDOR

E PARA O MEIO AMBIENTE

TEXTO I

TEXTO II

TEXTO IV

TEXTO III

TEXTO V

*Para participar desse concurso, leia o regulamento publicado na 6ª. edição do ITH. Data: até 27/09/16.

UM ANO DO IMPRESSO TEREZA HELENA

Graças ao empenho de alunos e professores, jornal completa um ano e já tem muita história para contar.

   Em um ano de existência, o Impresso Tereza Helena tem muita história para contar. São oito edições  recheadas de notícias sobre acontecimentos do próprio colégio e de outros textos dos mais diversos gêneros. Parabenizamos e agradecemos aos alunos e aos professores que têm se empenhado em dar vida ao impresso, quer contribuindo com textos esugestões, quer lendo-o e valorizando-o. Reveja as manchetes, desde a primeira até a sétima edição.

OPINIÃO

Impresso Tereza Helena

Eu, Kailane Jênifer, sou aluna do Colégio Estadual Tereza Helena Mata Pires. São um ano e alguns meses de muito aprendizado.

   Agora, nós, alunos, estamos podendo interagir muito mais com a nossa participação no jornalzinho, que tem por nome Impresso Tereza Helena e que é, para mim, um dos mais criativos projetos que já acompanhei no nosso colégio.

   Ele nos dá a oportunidade de expressarmos e demonstrarmos aquilo de que gostamos por meio de textos. Para mim, isso é fantástico, pois gosto bastante de escrever, falar sobre filmes, natureza, etc.

   Espero que esse projeto seja a cada dia aperfeiçoado, nos trazendo mais aprendizagem e conhecimento e fazendo com que venhamos a ser melhores alunos, com maiores conhecimentos

(Kailane Jênifer Ramos (7º. ano matutino) é colaboradora do ITH)

“Eu acho o Impresso Tereza Helena um jornal educativo, espontâneo e bom porque trata sobre vários tipos de coisas. Ele não tem discriminação, preconceito. É interessante para nos deixar mais informados sobre os assuntos da escola. Ele nos ajuda no desenvolvimento do Colégio Tereza Helena porque trata sobre os problemas, sobre as qualidades, sobre o que a escola precisa e orienta os moradores da comunidade sobre problemas como a dengue e a energia elétrica.”

(Robertson Rodrigues – 7º. ano)

ESTAMOS PLANEJANDO COMEMORAR O ANIVERSÁRIO DO ITH COM UM EVENTO NO COLÉGIO.

                       PARA QUE ISSO DÊ CERTO, OPINE, SUGIRA E COLABORE!

JORNAL IMPRESSO TEREZA HELENA | AGOSTO / 2016

JORNAL IMPRESSO TEREZA HELENA | AGOSTO / 2016

JORNAL IMPRESSO TEREZA HELENA | AGOSTO / 2016

JORNAL IMPRESSO TEREZA HELENA | AGOSTO / 2016

JORNAL IMPRESSO TEREZA HELENA | AGOSTO / 2016

2017@ Site criado por : Jeferson Ramos, feito na wix.

bottom of page