
ANO I – N º. 1
AGOSTO/2015
NASCE UM JORNAL NO TEREZA HELENA
Os alunos do Tereza Helena dão à luz um jornal, que precisa ser alimentado para sobreviver.

Alunos posam para a 1ª. edição do Impresso Tereza Helena.
Da Redação
O Colégio Estadual Tereza Helena Mata Pires acaba de ganhar um jornal, que foi idealizado por Matheus. Trata-se de um impresso que permitirá ecoar a voz dos alunos. Isso porque, nesse veículo de comunicação, os alunos poderão socializar suas produções textuais e compartilhar suas práticas culturais. Essa é a primeira edição e espera-se que venham muitas outras. A intenção é a de que o impresso seja mensal.
O Impresso do Tereza Helena apresenta-se como um espaço democrático, no qual poderão ser publicados gêneros textuais diversos, produzidos pelos alunos de acordo com suas potencialidades. Portanto, A continuidade do jornal dependerá da colaboração dos próprios alunos.
Esta edição traz notícias, sinopses, contos, música, mas espera-se que as próximas edições abarquem, além desses, outros gêneros textuais, como reportagens, crônicas, poemas, tirinhas, charges, anedotas, narrativas autobiográficas, receitas, entre outros. O principal critério para a publicação de textos será a originalidade.
O jornal terá um espaço intitulado carta do leitor, no qual serão publicadas cartas dos leitores sobre assuntos de seu interesse ou sobre assuntos abordados no jornal. O leitor poderá contribuir também com sugestões de pautas para a produção de matérias.
Os alunos que desejarem colaborar com produções textuais e sugestões poderão depositá-los em uma caixa, que se encontra na secretaria do colégio. Os estudantes poderão também participar das editorias do impresso (notícias, cinema, literatura, esportes, humor, etc.).
Para a escolha do nome do jornal foi feita uma pesquisa entre os alunos. Optou-se pelo nome Impresso do Tereza Helena e pelo slogan A voz do nosso colégio, sugeridos por Ricardo e Nathalia, alunos do 9º. ano vespertino, que auxiliarão na parte gráfica do jornal.
O jornal já nasceu, mas precisa de quem o alimente, a fim de que sobreviva. Colabore, opine, sugira!
O idealizador do Impresso Tereza Helena
O estudante Matheus fez o projeto do jornal e percorreu as salas de aula em busca de colaboradores. Já conseguiu formar uma equipe. Esta é a primeira edição do impresso e está sendo publicada em homenagem ao seu mentor, que em breve deixará o Tereza Helena, pois se mudará com a família. A Matheus, os nossos agradecimentos pela iniciativa e os nossos votos de sucesso e felicidades.
CINEMA
SINOPSES

Corrida Mortal (Filme)
Um homem bom é acusado injustamente de matar a mulher. Ele é preso e, dentro da cadeia, encontra o verdadeiro autor do crime. Para sair de lá, é preciso sobreviver entre carros com armas, tanques, bazucas e ser campeão. Ele e o seu grande rival conseguem chegar à final. Os dois bolam um plano para saírem vivos de lá. Ele passa pela segurança e, em seguida, vai buscar sua filha na adoção. Pai e filha vivem felizes para sempre.
Gênero: ação, aventura e suspense.
(Joilson, 6º. ano matutino)

Tokyo Ghoul (Anime)
Na cidade de Tóquio havia um cara chamado Kaneki. Ele sempre ia para um café, onde conheceu uma menina chamada Touka. Ela o ajudou a controlar a sua fome por semanas. Kaneki matou o Jason e CCG e depois foi para o Anteiku. Depois de dois anos ele se encontrou com Touka e os dois se beijaram. O dono do Anteiku era o pai de Kaneki, mas ele não sabia. O irmão de Touka lutou com o Kaneki e depois eles se reconciliaram e foram amigos.
Gênero: Ação, Drama, Sobrenatural, Seinen
(Aluno desconhecido, 6º ano matutino)

Frozen – Aventura Congelante (Animação)
Ana e Elsa, quando crianças, eram melhores amigas. Elsa tinha um poder congelante, que poderia congelar o mundo inteiro. Cada vez que ela evoluía, o poder se tornava maior. Assista a Frozen, o filme que vai fazer você congelar.
Gênero: Animação, aventura.
(Danielle Gregório, 6º. ano matutino)

Operação corvo
Genji Takiya, ao mudar de escola, vai para uma Escola de Corvos só para homens. Lá faz muitas amizades e, ao conhecer Tamao Serizawa, um dos caras mais fortes da Suzuram, decide conquistar todas as classes para se tornar mais que sei pai. Mas, para isso, ele vai encarar vários desafios pela frente.
Gênero: Ação.
(Ingred dos Santos Miranda, 6º. ano matutino)

Moisés (Filme)
Um menino, após nascer, com o decreto do rei, é separado de sua mãe e levado para longe. É criado pela princesa e, depois de muitos anos, assume a responsabilidade de ajudar o povo Hebreu, após descobrir suas origens. Mergulhe nessa fantástica história de Moisés, com muita aventura e emoção.
Gênero: Épico.
(Kailane Jênifer, 6º. ano matutino)
LITERATURA
CONTO POPULAR
A mulher que tinha um cachorro encantado
Havia uma mulher que vivia numa casinha muito pobre com seu cachorro. Certo dia essa mulher conheceu um homem, e ele era muito bonito. Então ela marcou um encontro com ele, à noite, em sua casa.
Só que ela não sabia que esse homem era encantado e à noite ele se transformava em bicho. Então esse homem, transformado em bicho, foi até a casa da mulher, que se chamava Maria. Ele bateu na porta e chamou:
- Abre, Maria!
O cachorro, que também era encantado, respondeu:
- Maria já comeu, Maria já bebeu, Maria já está dormindo, cachorrinho já ninou. [trecho cantado]
O homem, no outro dia, mandou Maria matar o cachorro, e ela o matou.
Então o bicho voltou à noite e comeu a mulher, porque o cachorro não estava mais lá para protegê-la
(Conto popular escrito por Joel , 6º. ano, e contado por sua mãe, Neide)
A LITERATURA ORAL POPULAR brasileira é rica em contos populares. Se você conhece algum CONTO POPULAR que queira compartilhar com os leitores deste jornal, escreva-o e envie a versão escrita para a nossa redação.
CONTO
Uma viagem para?
- Abe, para onde iremos nestas férias? – perguntou Maria, esposa de Abe.
- Vamos para qualquer lugar que não seja a França.
- Por que não a França?
- Porque é cheia de franceses.
- Ah! Assim tudo bem!
Depois de uma longa discussão, resolveram ir para Tóquio, no Japão, com seus dois filhos, Jorge e Ben
Chegando o dia do voo, embarcaram para uma longa viagem de avião. Depois de muito tempo, chegaram a Tokyo, pegaram um taxi e foram direto para o hotel. Sorte deles que o filho mais velho, Jorge, sabia japonês.
E assim foram, visitaram vários pontos turísticos do Japão, comeram com hasjis, aprenderam sobre a cultura japonesa...
- Socoorro! – gritou Maria, ao ver um closplay de um monstro de “Decade” e saiu correndo para o hotel.
- Pai, como a mamãe é medrosa...
- Pelo menos não foi um closplay de “Ultraman”...
(Texto produzido em 2013 por Wesley de Jesus Silva, 9º. ano)
ALUNOS COMEMORAM O DIA DO ESTUDANTE
Alunos do Colégio Tereza Helena comemoram o dia do estudante com atividades recreativas

Alunos se esforçam no “bambolation”.
Da redação
No dia 10 de agosto, data que antecedeu o feriado do dia do estudante, os alunos do Colégio Estadual Tereza Helena Mata Pires, situado no bairro do Lobato, comemoraram o seu dia, com atividades recreativas e descontração, em um evento promovido pela Direção da escola e pelos professores.
Além de atividades recreativas, foi feita uma premiação a alguns dos alunos considerados com bom desempenho. A avaliação do desempenho foi feita pelos professores com base nos seguintes critérios: média nas disciplinas, assiduidade, participação nas atividades e colaboração para o clima harmônico do ambiente escolar. A vice-diretora Bergnan Freire disse que o prêmio serve como estímulo para que outros estudantes melhorem o seu desempenho. “Foi uma premiação simbólica, pois apenas alguns dos alunos exemplares foram premiados.”, afirmou Freire.
De acordo com a Direção do colégio, o objetivo principal desse momento lúdico foi o de fortalecer o sentimento de pertencimento por parte dos alunos em relação à escola. De acordo com professores, os alunos precisam conscientizar-se acerca da sua importância para a escola e do seu papel nessa instituição.
Para o estudante Vinícius, do 6º. ano vespertino, “Foi bom porque os alunos saíram da rotina da sala de aula e participaram de brincadeiras”. Leandro, também do 6º. ano vespertino, disse que “Além de brincar, os alunos puderam aprender com os jogos educativos”.
Foi um momento não apenas de descontração, mas também de integração, que possibilitou o fortalecimento de vínculos entre os membros da comunidade escolar (alunos, professores, funcionários e gestores).
VIVA BEM!
Música das DST
Sexo é amor
Sexo é gostar
Mas use camisinha
Para não prejudicar
Sexo é prazer
Sexo é viver
Cuidado com as
DST!
Herpes, gonorreia, hepatite
E muito mais
Cuidado, abra o olho,
Pule fora e viva
Mais!
Se ligue neste som
Preste bem atenção
Vá se prevenindo
Que é a melhor
Solução!
(Música produzida em 2013 por equipe do 9º. ano.
Componentes: Tiele, Jéssica, Bárbara, Larissa, Christian David e Pedro Tauan)